quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

GRUTA DE MAQUINÉ

A Gruta do Maquiné foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, na época proprietário das terras. Foi explorada cientificamente em 1834 pelo naturalista dinamarquês Dr. Peter Wilhelm Lund que, em seguida, mostrou ao mundo as belezas naturais de raro primor. Foi na Lapa Nova de Maquiné que Peter Lund descobriu pela primeira vez ossadas fósseis onde destacam-se o Similodon populator (tigre-dente-de-sabre) e o Nothrotherium magnuinense (preguiça gigante).
 Com sete salões explorados, totalizando 650 m lineares e desnível de apenas 18 m, o preparo de iluminação e passarelas possibilitam aos visitantes vislumbrarem as maravilhas da gruta onde todo percurso é acompanhado por um guia local. A Gruta do Maquiné tem como responsável direta de sua gênese e evolução a ação das águas sobre a rocha calcária, a qual vai se desgastando e através de sua dissolução se formam galerias subterrâneas denominadas cavernas. Repleta de ornamentos naturais, apresenta um dos mais belos acervos de espeleotemas, formas resultantes da deposição da calcita. Os principais espeleotemas encontrados são as estalactites, estalagmites, colunas, cortinas e represas de travertino. Área: 72 hectares   Altitude: 720 m

MAPA















Fonte : https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLltVtO7N8GYuOKb1T2BqUX0_4dK-TKIPjErcrbkLMRyQbUKB6phpZNp9EJSFhSSlyS6FH0KeI_WNNikeoqC77gYtseEByJi886ZUvxZYd77I8oyyMwF0ogPrryiQADCtm2LnUAAvKkgo/s1600/mapa.jpg

Entrada da gruta :















Fonte : http://mademoisellevoyage.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/12/DSC08411-700x525.jpg

Elefante da Gruta :
















Fonte : https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmmTsJpb-ia21bV_RzYelIiXXpbmCiArJISMtgnoyC-iTQ4QNat1oooTh0F50RIIM7TB4IdCNSkQTrQQ9EIrMtoL-GlQMEy3ptVZPOr3S8-xOaM9t05BaIxKPDQ5gOdll1k0OKj0a7IUnO/s1600/Maquin%C3%A9+(22).JPG

Tigre da Gruta : 












Fonte :http://cidadeseturismopelobrasil.blogspot.com.br/2014/08/gruta-do-maquine-06-cordisburgo-mg.html

Dentro da Gruta :












Fonte : http://anaclararocha6b.blogspot.com.br/

Pictografia da Gruta :
















Fonte : http://mondego.com.br/wp-content/uploads/2014/02/Gruta-do-maquine4.jpg


Sala das fadas














Fonte : http://portal.cnm.org.br/sites/7600/7635/GrutadoMaquine-SalaodasFadas.jpg

Sala das fadas 2














Fonte : https://c1.staticflickr.com/5/4131/5036352506_fc1cbcab76_z.jpg



quarta-feira, 12 de novembro de 2014

João Guimarães Rosa


João Guimarães Rosa (Cordisburgo, 27 de junho de 1908Rio de Janeiro, 19 de novembro de 1967) foi um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Foi também médico e diplomata.
Os contos e romances escritos por Guimarães Rosa ambientam-se quase todos no chamado sertão brasileiro. A sua obra destaca-se, sobretudo, pelas inovações de linguagem, sendo marcada pela influência de falares populares e regionais que, somados à erudição do autor, permitiu a criação de inúmeros vocábulos a partir de arcaísmos e palavras populares, invenções e intervenções semânticas e sintáticas.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Ariranha

Animais em Extinção no Brasil
Encontrada no Pantanal e na Amazônia, a ariranha, também conhecida como lobo do rio ou lontra gigante, vem sofrendo com a pesca predatória, caça ilegal e a poluição dos rios, principalmente, contaminação por mercúrio. (Espécie vulnerável)

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Água

1) Título da notícia : Por uma nova atitude em relação á água.

 Autor : Genes Oliveira.

Título do jornal :  Folha de S.Paulo.

 Local da Publicação : São Paulo.

Data : Sexta-Feira, 8 de agosto de 2014.



Resumo

A água é um recurso escasso.

 As empresas de saneamento  no Brasil deixam de faturar algo próximo a 40% de tudo que é produzido.Em alguns estados, as perdas superam 50% e, as vezes, 70%.





terça-feira, 7 de outubro de 2014

  Biografia de Frei Beto

Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto , (Belo Horizonte, 25 de agosto de 1944) é um escritor e religioso dominicano brasileiro, filho do jornalista Antônio Carlos Vieira Christo e da escritora e culinarista Maria Stella Libanio Christo, autora do clássico "Fogão de Lenha - 300 anos de cozinha mineira" (Garamond).
Professou na Ordem Dominicana, em 10 de fevereiro de 1966, em São Paulo.
Adepto da Teologia da Libertação, é militante de movimentos pastorais e sociais, tendo ocupado a função de assessor especial do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva entre 2003 e 2004. Foi coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zero.
Esteve preso por duas vezes sob a ditadura militar: em 1964, por 15 dias; e entre 1969-1973.Após cumprir quatro anos de prisão, teve sua sentença reduzida pelo STF para dois anos. Sua experiência na prisão está relatada nos livros "Cartas da Prisão" (Agir), "Dário de Fernando - nos cárceres da ditadura militar brasileira" (Rocco) e Batismo de Sangue (Rocco). Premiado com o Jabuti de 1983, traduzido na França e na Itália, Batismo de Sangue descreve os bastidores do regime militar, a participação dos frades dominicanos na resistência à ditadura, a morte de Carlos Marighella e as torturas sofridas por Frei Tito. Baseado no livro, o diretor mineiro Helvécio Ratton produziu o filme Batismo de Sangue, lançado em 2007.
Frei Betto recebeu vários prêmios por sua atuação em prol dos direitos humanos e a favor dos movimentos populares.
Assessorou vários governos socialistas, em especial Cuba, nas relações Igreja Católica-Estado.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Pesquisa









1-O que é Movimento Armorial?

-Movimento Armorial foi uma iniciativa artística cujo objetivo seria criar uma arte simples a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. Um dos fundadores e diretores foi o escritor Ariano Suassuna. Tal movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, entre outras expressões.

2-Quem criou?

-Ariano Suassuna.

3-Onde e quando iniciou esse movimento artístico?


-Se iniciou artisticamente cujo objetivo seria criar uma arte simples a partir de elementos
da cultura popular  do Nordeste Brasileiro.

Resumo do livro
"A Flauta Mágica"





A poderosa Rainha da Noite oferece a mão de sua filha ao príncipe Tamino ,sob a condição de
resgatá-la das mãos do feiticeiro Sarasto.Com a ajuda de uma flauta mágica ,Tamino parte em uma aventura repleta de perigos.Mas ,nessa busca pela princesa ,ele acaba descobrindo que as coisas não são o que parecem.


A flauta mágica foi a última opera composta por Mozart e é considerada um dos seus mais belos trabalhos,sendo representada por todo mundo até hoje.
Biografia de João Ubaldo


João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro (Itaparica, 23 de janeiro de 1941 — Rio de Janeiro, 18 de julho de 2014) foi um escritor, jornalista, roteirista e professor brasileiro, formado em direito e membro da Academia Brasileira de Letras. Foi ganhador do Prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa.Ubaldo Ribeiro teve algumas obras adaptadas para a televisão e para o cinema, além de ter sido distinguido em outros países, como a Alemanha.É autor de romances como Sargento Getúlio, O Sorriso do Lagarto, A Casa dos Budas Ditosos, que causou polêmica e ficou proibido em alguns estabelecimentos, e Viva o Povo Brasileiro, tendo sido, esse último, destacado como samba-enredo pela escola de samba Império da Tijuca, no Carnaval de 1987 Era pai do ator e apresentador Bento Ribeiro.

         
Biografia de Rubem Alves


Rubem A. Alves (Boa Esperança, 15 de setembro de 1933 — Campinas, 19 de julho de 2014) foi um psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro, é autor de livros religiosos, educacionais , existenciais e infantis. É considerado um dos maiores pedagogos brasileiros de todos os tempos, um dos fundadores da Teologia da Libertação e intelectual polivalente nos debates sociais no Brasil . Foi professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Biografia de Ariano Suassuna





Ariano Vilar Suassuna (João Pessoa, 16 de junho de 1927Recife, 23 de julho de 2014)[1] foi um dramaturgo, romancista, ensaísta e poeta brasileiro.
Idealizador do Movimento Armorial e autor de obras como Auto da Compadecida e O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, foi um preeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil.
Foi secretário de Cultura de Pernambuco (1994-1998) e secretário de Assessoria do governador Eduardo Campos até abril de 2014.
Biografia de Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839 — Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908) foi um escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário.Testemunhou a mudança política no país quando a República substituiu o Império e foi um grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época.
Nascido no Morro do Livramento, Rio de Janeiro, de uma família pobre, mal estudou em escolas públicas e nunca frequentou universidade. Os biógrafos notam que, interessado pela boemia e pela corte, lutou para subir socialmente abastecendo-se de superioridade intelectual. Para isso, assumiu diversos cargos públicos, passando pelo Ministério da Agricultura, do Comércio e das Obras Públicas, e conseguindo precoce notoriedade em jornais onde publicava suas primeiras poesias e crônicas. Em sua maturidade, reunido a colegas próximos, fundou e foi o primeiro presidente unânime da Academia Brasileira de Letras.
Sua extensa obra constitui-se de nove romances e peças teatrais, duzentos contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de seiscentas crônicas. Machado de Assis é considerado o introdutor do Realismo no Brasil, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881). Este romance é posto ao lado de todas suas produções posteriores, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e Memorial de Aires, ortodoxamente conhecidas como pertencentes a sua segunda fase, em que se notam traços de pessimismo e ironia, embora não haja rompimento de resíduos românticos. Dessa fase, os críticos destacam que suas melhores obras são as da Trilogia Realista. Sua primeira fase literária é constituída de obras como Ressurreição, A Mão e a Luva, Helena e Iaiá Garcia, onde notam-se características herdadas do Romantismo, ou "convencionalismo", como prefere a crítica moderna.
Sua obra foi de fundamental importância para as escolas literárias brasileiras do século XIX e do século XX e surge nos dias de hoje como de grande interesse acadêmico e público. Influenciou grandes nomes das letras, como Olavo Bilac, Lima Barreto, Drummond de Andrade, John Barth, Donald Barthelme e outros. Em seu tempo de vida, alcançou relativa fama e prestígio pelo Brasil,contudo não desfrutou de popularidade exterior na época. Hoje em dia, por sua inovação e audácia em temas precoces, é frequentemente visto como o escritor brasileiro de produção sem precedentes, de modo que, recentemente, seu nome e sua obra têm alcançado diversos críticos, estudiosos e admiradores do mundo inteiro. Machado de Assis é considerado um dos grandes gênios da história da literatura, ao lado de autores como Dante, Shakespeare e Camões.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Copa do Mundo
Fifa
World
Cup

Me sinto triste pelo Brasil ter perdido de 7 pra Alemanha mais me sinto feliz por ela, foi um time melhor que o nosso.
A Alemanha mostrou que era capaz e foi pra final e também venceu a Argentina.
Meus parabéns Alemanha por ganhar a Copa.
Aproveite a taça ( Troféu ).

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Biografia de Ruth Rocha



Ruth Rocha (1931) é escritora brasileira, especializada em livros infantis. Foi eleita para a cadeira nº 38 da Academia Paulista de Letras. Seu livro "Marcelo, Marmelo, Martelo", vendeu mais de 1 milhão de cópias.
Ruth Rocha (1931) nasceu em São Paulo, no dia 2 de março de 1931. Tem formação em sociologia e atuou na área de educação. Escreveu para a Revista Cláudia, voltada para o público feminino. Escreveu também para a revista Educação.
Influenciada pelo escritor Monteiro Lobato, iniciou a carreira de escritora em 1976, com o livro, "Palavras Muitas Palavras". Porém, sua obra mais famosa é "Marcelo, Marmelo, Martelo", com tradução para diversas línguas. Mas sua escrita é rica também em conteúdos sociais, como por exemplo, o livro "Uma História de Rabos Presos", lançado no Congresso Nacional brasileiro, em 1989. Em 1990, lançou na sede das Organizações das Nações Unidas o livro "Declaração Universal dos Direitos Humanos Para Crianças".
Foi condecorada em 1998, pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso, com a Comenda da Ordem do Ministério da Cultura. Ganhou quatro prêmios Jabuti, considerado de grande valor para quem atua no ramo literário no Brasil, com destaque para o livro "Escrever e Criar", lançado em 2002.
Ruth Rocha foi escolhida para fazer parte do Pen Club-Associação Mundial dos escritores, localizada no Rio de Janeiro.



Biografia de Pedro Bandeira


 


Pedro Bandeira (Santos, 9 de março de 1942) é um escritor brasileiro de livros infarto juvenis. Recebeu vários prêmios, como o Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, e o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, entre outros [1] .
Pedro Bandeira é o autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil (vinte e três milhões de exemplares até 2012) e, como especialista em letramento e técnicas especiais de leitura, profere conferências para professores em todo o país. É autor da série Os Karas[2] , de O fantástico mistério de Feirinha e de A marca de uma lágrima, entre mais de 80 títulos publicados e ainda à venda até 2012.
                                           Biografia de Ana Maria Machado




Na vida da escritora Ana Maria Machado, os números são sempre generosos. São 40 anos de carreira, mais de 100 livros publicados no Brasil e em mais de 18 países somando mais de dezoito milhões de exemplares vendidos. Os prêmios conquistados ao longo da carreira de escritora também são muitos, tantos que ela já perdeu a conta. Tudo impressiona na vida dessa carioca nascida em Santa Tereza, em pleno dia 24 de dezembro.

Vivendo atualmente no Rio de Janeiro, Ana começou a carreira como pintora. Estudou no Museu de Arte Moderna e fez exposições individuais e coletivas, enquanto fazia faculdade de Letras na Universidade Federal (depois de desistir do curso de Geografia). O objetivo era ser pintora mesmo, mas depois de doze anos às voltas com tintas e telas, resolveu que era hora de parar. Optou por privilegiar as palavras, apesar de continuar pintando até hoje.

domingo, 9 de março de 2014

Mulheres parabéns pelo seu dia e agradeço por ter uma mãe tão legal como a minha parabéns......

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Achei o filme "Menina Bonita do Laço de Fita" bem interessante pois não devemos zoar os negros pois negros, brancos e mulatas são iguais. E no filme o coelho queria ser pretinho igual a menina e achei isso bem legal.